Muitas pessoas ainda se sentem desconfiadas ao passarem dados pessoais às empresas. Portanto, mostrar segurança aos seus clientes é essencial.
Por isso, se adeque a LGPD e passe confiança a seus consumidores e ainda evite problemas judiciais — que podem prejudicar, e muito, a sua organização.
Pensando na relevância desse tema, preparamos um conteúdo para que aprenda de uma vez por todas o que é a LGPD e como ela impacta na sua empresa. Para conferir, basta continuar a leitura. Esperamos que goste!
O que é a LGPD?
Refere-se à sigla para Lei Geral de Proteção de Dados. Tal legislação, criada em 2018, só entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. E, tem como principal objetivo garantir liberdade e privacidade de dados pessoais.
Sendo assim, as empresas devem seguir algumas regras para o tratamento tanto de dados pessoais (RG, CPF, nome, endereço, entre outros), quanto às informações sensíveis (que revelem a origem racial ou étnica, opiniões políticas etc.).
Portanto, a sua organização deve se adequar o mais rápido possível para o cumprimento da Lei. Pois, violar as diretrizes poderá acarretar punições — as multas são de até 2% do faturamento, com um limite de R$ 50 milhões.
Quais os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados para as empresas?
Agora que você já entendeu o que é a LGPD e seu objetivo, chegou a hora de aprender como essa Lei impacta na sua organização. Confira!
Mantenha uma relação transparente com os seus consumidores
Segundo a legislação, dados pessoais só podem ser utilizados mediante a autorização do titular. Por isso, peça permissão e explique como os dados serão utilizados pela empresa.
Outro ponto muito importante é: caso precise usar as informações fora do que estava combinado anteriormente, entre em contato imediatamente e comunique o seu cliente.
Fique atento à proteção dos sistemas da sua empresa
Certifique-se de que todos os sistemas sejam totalmente seguros.
Há algumas ações que podem ajudar. Por exemplo, controlar o acesso — até mesmo dos funcionários e realizar auditorias periódicas para confirmar se todos os processos estão acontecendo conforme a Lei.
Capacite seus colaboradores
Todos da empresa precisam estar cientes da Lei Geral de Proteção de Dados. Portanto, ofereça treinamentos, deixando assim, os funcionários cientes e alinhados com o processo.
Outra estratégia é contar com pessoas específicas, que serão responsáveis por acompanhar a Lei, para que repassem a todos caso tenham mudanças. E, além disso, fique acompanhando como os outros profissionais estão lidando e se adaptando a essa legislação, que ainda é muito nova e pode gerar diversas dúvidas.
Fique atento às solicitações
Você precisa prestar um atendimento rápido a seu consumidor. Por exemplo, caso ele peça a exclusão de seus dados, você deve responder em até 15 dias úteis.
Agora que está ciente das mudanças que vão impactar diretamente o seu negócio, está na hora de colocá-las em prática.
Caso precise de auxílio para garantir toda a segurança necessária para o seu cliente, conte com a Digitrix. Aqui, temos diversas soluções que vão facilitar o seu dia a dia e reduzir os impactos da LGPD.
Esteja pronto para a LGPD!
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