IDENTIFIQUE EM QUAL NÍVEL A TI DA SUA EMPRESA SE ENCONTRA.
Com a tecnologia sendo cada vez mais necessária dentro das empresas, contar com uma TI estratégica e bem estruturada tornou-se fundamental. Acontece que as empresas têm um nível diferente quando se trata dessa gestão, podendo ser classificadas conforme a maturidade do setor de TI.
Esse nível de maturidade é importante porque, ao conseguir identificá-lo, você pode trazer ainda mais inovação e solidez para o ambiente tecnológico do negócio.
Neste artigo, vamos falar sobre as 5 fases de maturidade de TI de acordo com o modelo COBIT e como você pode avançar em cada uma delas.
Aproveite!
O QUE É A TRILHA DA MATURIDADE DE TI?
Para entender a trilha da maturidade de TI, vamos usar o modelo COBIT de avaliação de capacidades e maturidade de processos. O COBIT é um framework que guia as empresas em relação às boas práticas de gestão de TI, mostrando como deve ocorrer a governança da TI para que o seu negócio ganhe mais valor ao priorizar a tecnologia e a informação.
Os princípios, ferramentas e práticas do COBIT são criados com base em especialistas de negócios, TI e governança em todo o mundo. Nesse contexto, os níveis de maturidade de TI instaurados pelo COBIT ajudam a comparar as práticas de uma empresa quanto às diretrizes e padrões internacionais.
A trilha da maturidade segue uma escala de 0 (ou seja, inexistente) a 5 (otimizado). Esse modelo tem se tornado muito popular, porque permite que a sua organização consiga identificar quais níveis deseja alcançar e quais processos precisam ser eliminados.
Agora que você entendeu o conceito de maturidade de TI, vamos à sua jornada!
NÍVEL 0 – PROCESSOS INEXISTENTES + INCOMPLETOS
Neste estágio, a área de TI não existe ou não atinge seus objetivos. O nível 0 indica que os processos não são implementados ou não geram os resultados esperados. Como este nível é muito básico, abrangendo empresas que ainda não construíram seu setor de TI, não vamos detalhar suas especificações nem abordá-lo em nosso teste de maturidade.
NÍVEL 1 – PROCESSOS AD HOC + EXECUTADOS
A empresa está começando a engatinhar no universo de TI. Ou seja, a gestão é desorganizada, enquanto os processos são feitos caso a caso, de forma individual e não padronizada.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Não leva em conta as outras áreas da empresa, então a comunicação entre os setores é falha ou nem existe;
- A gestão é focada no operacional e não no estratégico;
- Muita dependência da iniciativa de pessoas como o gestor ou um colaborador mais experiente;
- Além de não ter processos definidos, esse nível não faz a mensuração do desempenho do setor de TI;
- Não consegue priorizar as demandas;
- Geralmente, o setor de TI fica desalinhado com os outros setores do negócio.
Por isso, os resultados trazidos pelo ambiente de TI acontecem de forma esporádica. Se a área de TI da sua empresa está nesse nível, certamente não existem planejamentos de curto a longo prazo, porque o negócio não pensa de forma estratégica.
Setor de TI também não é consultado no planejamento estratégico da empresa e nas decisões feitas pela diretoria. Basicamente, a área de TI funciona como uma prestadora de serviços de suporte, apagando incêndios e solucionando problemas do dia a dia.
PRINCIPAIS DESAFIOS
- O cliente identifica falhas antes da empresa notá-las, como problemas ao processar uma compra ou um atendimento online constantemente indisponível;
- Congestionamento na linha telefônica;
- Desistência por parte do cliente ao não conseguir finalizar a compra no site da empresa;
- Migração do cliente para a empresa concorrente, ainda que o seu negócio nem fique sabendo disso.
NÍVEL 2 – PROCESSOS REPETÍVEIS + GERENCIADOS
A área de TI já tem processos desenvolvidos e mais padronizados, então está começando a tomar ações mais acertadas. Isso significa que procedimentos parecidos podem ser feitos por pessoas diferentes que fazem a mesma atividade. Nesse contexto, o ambiente de TI e os outros departamentos da empresa também passam a ter uma relação próxima e uma comunicação mais eficiente.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- As ocorrências e seus possíveis danos se tornam mais previsíveis;
- A disponibilidade das ferramentas são controladas de forma contínua;
- Gerenciamento reativo dos problemas;
- Maior foco na eficiência;
- Padronização de grande parte dos processos de rotina;
- Foco no aprimoramento da performance a partir da gestão de desempenho da infraestrutura de TI;
- Iniciativas começam a ser implementadas com o objetivo de manter a estabilidade da infraestrutura.
Em comparação com o primeiro nível, o segundo consegue prever melhor os problemas de diferentes gravidades. No entanto, está longe de ser o ideal, pois falta pro-atividade.
PRINCIPAIS DESAFIOS
- A visão estratégica quase não é levada em consideração;
- A área de TI ainda não participa do planejamento e dos objetivos gerais da empresa;
- Erros são muito comuns;
- Não existe treinamento formal ou diálogo sobre os processos padronizados, então a responsabilidade é dada de forma individual;
- Grande dependência do conhecimento de pessoas como o gestor e colaboradores mais experientes.
Sendo assim, essa postura reativa lida mais com questões pontuais da empresa, o que pode ser prejudicial, já que o suporte é acionado quando a falha já aconteceu – e isso pode causar prejuízos bem relevantes. No entanto, esse nível indica que a empresa já está com uma estrutura mais competitiva, mas ainda pode melhorar bastante.
NÍVEL 3 – PROCESSOS DEFINIDOS + ESTABELECIDOS
O nível 3 indica que a empresa conta com procedimentos padronizados a partir de treinamentos formais. Esses processos também são documentados e comunicados. Então, os procedimentos devem ser seguidos de acordo com o que foi estabelecido, por isso não é mais tão recorrente identificar desvios.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Antecipação de alguns problemas antes mesmo de os usuários detectá-los;
- Sistemas integrados conseguem atender às necessidades do negócio;
- Entendimento sobre as necessidades e especificidades das outras áreas da empresa;
- Orçamento próprio;
- Maior autonomia;
- Implementação de melhorias para os serviços oferecidos;
- O gestor e a equipe de TI se tornam mais proativos;
- Aumento da disponibilidade dos serviços a partir da implementação de planejamentos;
- Implementação da cultura de processos.
Nesse nível, o ambiente de TI começa a cumprir o seu grande objetivo, que é a capacidade de saber o que é melhor para a empresa e agir para que a meta seja cumprida. Portanto, esse setor já consegue elencar prioridades nos serviços e nos projetos.
PRINCIPAIS DESAFIOS
- Os procedimentos realizados ainda não são sofisticados, apenas formalizados;
- Não há indicadores específicos para a área de TI;
- Pouca ou nenhuma automação.
NÍVEL 4 – PROCESSOS MENSURÁVEIS + PREVISÍVEIS
Neste estágio, acontece uma mudança de postura muito importante no setor de TI, que é o gerenciamento dos processos. Esse gerenciamento inclui o monitoramento, a medição da conexão aos procedimentos e a tomada de ações quando os processos não estão funcionando da forma esperada. Além disso, existe um estabelecimento de indicadores de performance com o objetivo de mensurar os resultados entregues, a implementação de um modelo de governança de TI e a consolidação da gestão de serviços.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- A área de TI começa a gerar mudanças positivas em outros setores;
- Existem regras de operação;
- Outros setores se tornam mais organizados e produtivos por causa dos projetos e planejamentos liderados pela TI ou aqueles em que ela está envolvida;
- Os processos são estruturados e integrados a partir das padronizações e dos indicadores;
- A área de TI passa a ser vista como uma importante aliada no planejamento e na implementação da inovação da empresa.
Portanto, podemos dizer que o nível 4 é marcado pelo alto poder estratégico, no qual a equipe de TI está mais madura e tem a sua performance medida, assim como os seus processos.
Os procedimentos são melhorados constantemente, o que também resulta em melhores práticas no setor de TI. Já o gestor foca em buscar estratégias e soluções para que a empresa se previna de riscos e aproveite oportunidades que vão resultar em diferencial competitivo.
PRINCIPAIS DESAFIOS
- Ferramentas automatizadas começam a ser utilizadas, mas ainda de forma limitada ou fragmentada;
- A TI já é proativa, porém ainda não atua em todas as áreas da organização;
- A TI não faz parte dos diferenciais da empresa frente aos concorrentes.
NÍVEL 5 – PROCESSOS OTIMIZADOS + MELHORÁVEIS
Por último, o nível mais avançado na trilha da maturidade de TI é o 5, no qual os processos são altamente alinhados ao nível de boas práticas, sendo focados na melhoria constante.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Uso da tecnologia para diferenciar a empresa no mercado, gerando vantagens competitivas;
- A TI passa a ser um agente de mudanças, trazendo inovações tecnológicas que conseguem revolucionar o modelo de negócio;
- Conduta altamente proativa;
- Atuação de maneira independente e autônoma;
- O setor de TI é usado de forma integrada com foco na automação dos fluxos de trabalho;
- Existe maior capacidade de adaptação na empresa a partir da melhoria na qualidade e na efetividade.
Portanto, o nível 5 consegue não só atender os chamados de suporte como também atender aos objetivos do negócio, tornando-se um aliado estratégico da empresa. Ao mesmo tempo, os processos permanecem melhoráveis, ou seja, em evolução constante.
PRINCIPAIS DESAFIOS
- Lidar com processos e ferramentas que não sejam 100% digitais;
- Continuar integrando os times de desenvolvimento e operações;
- Mapear cada vez mais oportunidades e cenários futuros;
- Manter o posicionamento de liderança no mercado.
Esse nível apresenta várias vantagens, não é mesmo? Por outro lado, a maioria das empresas ainda não está nesse patamar da trilha da maturidade de TI. Afinal, é necessário um alto nível de comprometimento, estruturação de processos e comportamento estratégico.
Vale lembrar que nenhuma empresa começa já no nível 5 de maturidade, há um caminho a ser percorrido.
Por isso, não desanime se você ainda estiver no começo da trilha de maturidade. O mais importante é continuar implementando melhorias na gestão e nos processos de TI, para que essa área consiga cada vez mais provar o seu valor dentro do negócio!
QUAL É O NÍVEL DE MATURIDADE DE TI DA SUA EMPRESA ?
Saber o nível de maturidade da sua TI é uma informação fundamental para o crescimento do seu negócio. Afinal, se você entende o contexto em que sua TI se encontra, fica muito mais fácil descobrir falhas, encontrar soluções e otimizar resultados!
Ainda que exista um longo caminho até chegar no topo, é necessário segui-lo para que a sua empresa possa continuar viva e contar com uma visão de futuro.
Então, caso você ainda não saiba em qual nível de maturidade de TI a sua empresa se encontra neste momento, clique aqui e fale conosco!
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