Quais são as documentações do ambiente de TI?

Muito se fala em tecnologia da informação, mas algumas pessoas não fazem ideia do que compõe a estrutura nem como ela funciona.

O desconhecimento da documentação de TI prejudica a gestão do ambiente de tecnologia, um problema que precisa ser resolvido.

Ordenar processos e documentos faz parte de uma boa gestão de um ambiente tecnológico. Com isso, saber quais os documentos do ambiente de TI é tão importante quanto saber o que são e para que servem.

O que é documentação de TI?

A documentação de TI é um conjunto de documentos e mapas conceituais que demonstram ao profissional de tecnologia da informação conhecer todo o sistema disponível.

Esses documentos funcionam como verdadeiro norte para os colaboradores, em especial para os recém-chegados, ou especialistas contratados para trabalhos pontuais. Mesmo com o gestor de TI ausente, as chances de impactos negativos nos processos do setor são reduzidas.

Além disso, em caso de problemas, a documentação ajuda a mapear a origem, bem como estabelecer a melhor estratégia e solução.

Quais aspectos precisam ser documentados?

O ideal é que toda a infraestrutura esteja mapeada e documentada. De servidores, internet, a sistemas em nuvem, além de um inventário completo de softwares e equipamentos disponíveis. Essa é uma visão ampla do que precisa ser documentado na infraestrutura.

Quais são as documentações do ambiente de TI?

Certos itens são indispensáveis na documentação do ambiente de TI, entre eles:

  • Nomes de servidores, informações referentes ao hardware, guias de instalação, local onde cada servidor está inserido;
  • Link, servidores, provedor e a tecnologia adotada;
  • Topologia de rede (incluindo controles utilizados para acesso e diagrama);
  • Mecanismo de roteamento que conecta os servidores e endereço IP;
  • Switches, firewall e roteadores;
  • Cada um dos hardwares e softwares instalados.
  • Para maior segurança e melhor gestão do sistema e da infraestrutura, é fundamental realizar documentar também:
  • Políticas de segurança;
  • Políticas de criação de usuário e instalação de novas aplicações;
  • Senhas de acesso do dos serviços e sistemas utilizados;
  • Instruções de uso de equipamentos e softwares específicos;
  • Custos, contratos e principais contatos de trabalho;
  • Identificação dos colaboradores e com quais projetos cada um está envolvido.

Qual a importância da documentação de TI?

Além de fornecer melhor compreensão da estrutura para qualquer membro do time, a documentação de TI oferece segurança. Informações fundamentais para o bom funcionamento da empresa ficam resguardadas. Privacidade e competente armazenamento de dados são regras na gestão de informações.

Os mapas conceituais também colaboram para a continuidade do trabalho, que não fica prejudicado caso algum colaborador considerado fundamental falte.

Com o ambiente de TI totalmente documentado, a proatividade aumenta, já que todos os processos e procedimentos ficam ao alcance dos colaboradores, e o tempo entre compreensão e tomada de ação fica reduzido.

O uso de ferramentas colaborativas ajudam a simplificar a organização da documentação, otimizando tanto o trabalho quanto o mapeamento da estrutura.

Manter a documentação de TI em ordem é fundamental para alcançar a gestão aprimorada, especialmente em ambientes com múltiplos clientes. Quanto antes der início à documentação, mais cedo poderá usufruir dos benefícios de uma estrutura devidamente organizada e mapeada.

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