Realizar um trabalho de gestão sem acompanhar o desempenho das atividade desenvolvidas é uma atitude que não gera bons frutos para nenhum negócio. Nessas situações, os indicadores de desempenho são fortes aliados de todos os tipos de empresários.
Um escritório de advocacia, para não ficar atrás de seus concorrentes, deve utilizar corretamente tais critérios para aprimorar sua gestão empresarial. Continue com a leitura desse post para entender o que são os indicadores de desempenho e veja alguns de seus exemplos.
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho, em inglês Key Performance Indicator (KPI), foram desenvolvidos para avaliar, qualificar e quantificar o desempenho das atividades que são realizadas em uma empresa. Diretores e empresários dos mais diversos ramos de atuação no mercado de trabalho os utilizam para descobrir como anda a qualidade do serviço que sua equipe está prestando.
Alguns escritórios de advocacia, por acharem que essa técnica não pode ser utilizada em suas rotinas de trabalho, acabam perdendo a eficiência de sua produtividade. Por meio da análise desses indicadores, é possível identificar as características negativas e positivas de uma gestão empresarial.
Dessa maneira, fica mais fácil aprimorar o que está dando certo e consertar aquilo que não funciona corretamente. Portanto, os trabalhadores do ramo jurídico devem utilizar tal ferramenta para obter melhores resultados.
Quais KPIs podem ser utilizados em um escritório de advocacia?
Valor médio das horas trabalhadas
Considerado um dos mais simples indicadores de desempenho e é imprescindível na tomada de decisões de seu escritório. Para calculá-lo, divida o valor da nota de um serviço contratado pelo número de horas gastas em sua realização e veja se cobre as despesas.
Entenda que possuir um baixo valor médio de horas trabalhadas mostra que tal atividade não é rentável para seu escritório.
Margem de lucro
Esse indicador de desempenho pode ser calculado quando se divide o valor cobrado pelo gastos oriundos da produção de um determinado serviço. Para calcular o denominador dessa operação, siga os seguintes passos:
1º passo: descubra o custo total médio (salário + impostos) de um colaborador de sua empresa.
2º passo: divida o valor acima pela quantidade de horas do mês.
3º passo: multiplique o montante do 2º passo pelo número de horas gastas na realização do serviço em questão.
Com todos esses valores calculados, descubra qual é a margem de lucro de cada projeto em sua estrutura empresarial. Em alguns momentos, contratar um serviço que possui um alto valor de nota, mas demanda uma grande quantidade de horas trabalhadas, pode não ser tão lucrativo quanto realizar um serviço mais simples em que se gasta menos tempo.
Processos ativos
Para calcular tal KPI, basta dividir o número de novos contratos pela quantidade de serviços encerrados em um determinado período de tempo. Esse indicador de desempenho mostra como é a demanda de trabalho em seu escritório de advocacia.
Não adianta trabalhar muito, por exemplo, em janeiro e não ter novos contratos para o mês de fevereiro. Dessa forma, analisar tal indicador é importante para conhecer a realidade em que seu empreendimento se encontra.
Turnover
Turnover é um termo da língua inglesa que mede o índice de rotatividade de funcionários em uma empresa. Ao analisar tal valor, é possível conhecer o fluxo de entrada e de saída de profissionais em seu ambiente de trabalho.
Um escritório de advocacia que possui um grande índice de turnover precisa rever alguns conceitos de sua gestão. Perder um colaborador é o mesmo que deixar de ter acesso ao conhecimento que este agregava à sua estrutura empresarial.
Vale lembrar também que, ao demitir um funcionário, é necessário treinar uma nova pessoa para cumprir tal função. Esse novo colaborador precisará de tempo para se alinhar às necessidades de sua empresa, além dos gastos gerados para o seu negócio, portanto, deve-se sempre evitar essa situação.
É importante ter em mente que toda demissão e toda contratação gera inúmeros gastos para uma empresa. Portanto, faça o possível para valorizar seu material humano e otimizar seu negócio.
O post de hoje mostrou a importância dos indicadores de desempenho em um escritório de advocacia.