Existem muitas dúvidas sobre o papel de uma empresa de TI. Afinal, há quem acredite que contratar uma empresa de TI vai tirar o trabalho dos profissionais internos. Seja automatizando tudo ou substituindo profissionais de TI que já atuam na organização.
Contudo, essa concepção não poderia estar mais longe da verdade. O fato é que contar com o auxílio de uma empresa de TI especializada é a melhor coisa que você pode fazer pela performance da sua empresa. Afinal, a empresa de TI geralmente atua como uma extensão do departamento de TI interno. Ou seja, fornecendo serviços de hardware, software e suporte por um valor fixo mensal. Por que isso é vantajoso? Simplesmente porque, assim, você e sua equipe podem se concentrar nos aspectos mais essenciais ao negócio, como estratégias e inovações.
O importante é escolher a empresa de TI certa para a sua organização. A Digitrix, por exemplo, tem uma metodologia (5Ps) capaz de identificar as necessidades de cada cliente. Assim, pode iniciar a operação de forma muito rápida, segura, sem impacto e com melhoria de performance imediata. Além disso, a Digitrix tem experiência nos mais diferentes segmentos das PMEs. Ou seja, é uma empresa de TI pronta para atender as necessidades de negócio de qualquer organização.
Vantagens de contratar uma empresa de TI
A tecnologia se tornou uma função essencial em qualquer segmento. Afinal, um ambiente de TI bem organizado gera eficiência. Por sua vez, a eficiência gera mais vantagem competitiva. E vantagem competitiva coloca sua empresa no jogo.
Contudo, gerenciar uma infraestrutura de TI pode ser um processo desgastante. Afinal, os computadores e a internet precisam estar funcionando plenamente todos os dias. O mesmo vale para as impressoras. Mas, mais do que isso, é preciso que haja energia elétrica, telefonia e circuitos de segurança funcionando 24×7.Contudo, nem toda empresa de TI apoia nestas frentes.
Pois é. Uma empresa de TI não fornece só as tecnologias mais óbvias, como computadores, links de internet etc. Ela também pode fazer toda a gestão de fornecedores do seu negócio. Ou seja, ela é quem lida com a empresa de energia, telefonia fixa e móvel, internet, segurança e mais. Felizmente, a Digitrix oferece esse serviço de gestão com maestria. Afinal, já atua há mais de 15 anos nessa área tendo atendido mais de 200 clientes.
Essa, por si só, é uma vantagem de contratar uma empresa de TI como a Digitrix. Afinal, além de prestar um suporte de TI eficiente e eficaz, a empresa de TI gerencia todo seu ambiente tecnológico. Ou seja, cuida da parte burocrática enquanto sua equipe interna foca no core business.
Entretanto, essa vantagem é apenas uma entre muitas. Confira a seguir os benefícios mais comuns obtidos ao contratar uma empresa de TI especializada:
Suporte e manutenção proativos
Uma boa empresa de TI cuida do monitoramento e gerenciamento rotineiro da infraestrutura de TI. Afinal, ao monitorar seus sistemas de forma proativa, essa empresa de TI ajuda a evitar muitos problemas relacionados à tecnologia antes que eles aconteçam.
Contudo, mesmo que algo dê errado, um profissional experiente poderá solucionar o problema rapidamente antes que ele aumente. Ou seja, contar com uma empresa de TI economiza tempo e dinheiro para o seu negócio.
Mais produtividade e receita
É apenas natural que você negligencie tarefas de rotina quando está concentrado em administrar sua empresa. Inclusive, é assim que a realização de backups, manutenção de segurança e rotina acabam passando batidas de tempos em tempos. Contudo, também é comum que sua rede sofra uma interrupção inesperada, deixando seus principais softwares e sistemas inacessíveis.
O que acontece, então? Pois bem. Você irá experimentar uma perda significativa de produtividade e receita. Isso sem mencionar muitos clientes insatisfeitos. Portanto, ao contratar uma empresa de TI, você pode garantir que esse tipo de coisa não aconteça. Afinal, ela estará 100% do tempo focada em evitar que esse tipo de negligência aconteça.
Planejamento estratégico
Uma infraestrutura de TI adequada pode fazer a diferença no aumento da eficiência de um negócio. Existem empresas de TI que, inclusive, trabalham diretamente com sua equipe de gerenciamento. É o caso da Digitrix, que visa lidar com todos os aspectos da TI e criar um plano estratégico para apoiar suas metas de negócios.
Além disso, empresas que estão só começando precisam gastar boa parte de seu tempo e recursos desenvolvendo funções críticas de negócios, como TI, marketing e finanças. Contudo, no caso específico de montar uma área de TI do zero, esse gasto é particularmente alarmante. Afinal, você será obrigado a investir uma grande quantia em dinheiro para:
- Comprar um servidor;
- Contratar equipes especializadas;
- Obter licenças de software;
- Adquirir periféricos diversos;
- Negociar o melhor contrato de cloud, etc.
Isso é o básico, mas pode representar uma fatia enorme do seu orçamento geral. Portanto, contratar uma empresa de TI pode ser a solução. Afinal, você negociará uma fee mensal em troca de tudo isso. Contudo, sem ter de se preocupar em como esses itens serão adquiridos.
Preciso mesmo de uma empresa de TI?
Mas como saber se sua empresa está pronta ou precisando mesmo de serviços de TI? Para determinar isso, você precisará considerar uma série de perguntas e fatores. Afinal, nem sempre contratar uma empresa de TI é o que você realmente precisa.
Para descobrir de precisa de uma empresa de TI, confira se alguma das situações abaixo refletem a realidade da sua empresa:
Seus custos de TI estão aumentando?
Um fator significativo capaz de influenciar sua decisão de buscar uma empresa de TI é considerar as despesas. Elas estão aumentando ou diminuindo? Afinal, talvez seus custos operacionais estejam subindo ou você seja forçado a pagar mais do que o esperado em termos de manutenção.
Além disso, os custos de contratação de mão-de-obra especializada também podem ser substanciais. Afinal, contratar e manter um bom profissional de TI custa caro. E, geralmente, um só não costuma dar conta de toda a demanda de uma empresa.
Enfim, tudo isso pode estar drenando seus lucros. Se este for o caso, contratar uma empresa de TI terceirizada pode ser a melhor opção. A Digitrix, por exemplo, conta com equipes de profissionais que passam por atualizações contínuas a fim de acompanhar a evolução do mercado e das ferramentas. Dessa forma, seus clientes têm o melhor sem precisar investir tempo e dinheiro diretamente nisso.
Quanto o seu negócio depende da internet?
Este é também um ponto importante a considerar. Considere que seus arquivos e pastas estejam organizados em uma rede na nuvem. Nesse caso, você precisará usar um servidor da internet que ofereça acesso de alta velocidade à rede. Caso contrário, você não poderá executar tarefas de TI com eficiência. Isso é ainda mais importante se o seu negócio for dimensionado e sobrecarregado com um aumento de tarefas e projetos de TI.
Ou seja, alguém terá que se dedicar a:
- Negociar contratos de nuvem;
- Garantir que os links de internet funcionem na velocidade contratada;
- Esteja a postos para solucionar qualquer problema relacionado.
A Digitrix faz esse serviço com um adendo. Está sempre atenta a novas oportunidades mais econômicas e vantajosas para os clientes. Ou seja, não se conforma em contratar um serviço e ficar com ele pela comodidade. Mas está sempre em busca do melhor para seus clientes.
A segurança cibernética é uma preocupação?
Uma empresa de TI se torna fundamental quando você está enfrentando determinados problemas. Um dos quais consiste no aumento dos ataques à segurança cibernética. Portanto, se você sofreu mais ataques desde o ano passado, talvez precise de um provedor de soluções de segurança mais robusto. Afinal, assim poderá garantir que todos os seus dados críticos, incluindo dados de funcionários e clientes, sejam mantidos em segurança.
É verdade que as práticas recomendadas de firewall e funcionários podem limitar os riscos para o negócios. Entretanto, é preciso ter em mente que os programas mal-intencionados estão em constante evolução. Portanto, são capazes de ultrapassar a maioria dos protocolos de segurança convencionais. Contudo, uma empresa de TI especializada pode oferecer as tecnologias necessárias para reduzir o número de ataques cibernéticos.
Você enfrenta atrasos em projetos?
Você precisa garantir que suas tarefas de TI estejam sendo executadas de forma eficiente. Portanto, é fácil descobrir se seu negócio precisa do apoio de uma empresa de TI. Basta checar se você está enfrentando muitos problemas de tempo de inatividade ou um ritmo geral lento de conclusão de projetos e prazos perdidos. A forma como uma empresa de TI pode ajudar nessa frente é fornecendo servidores de TI altamente robustos, além de ser capaz de executar vários aplicativos e tarefas em paralelo.
Então, se você tiver alguma dessas preocupações, contratar uma empresa de TI especializada, como a Digitrix pode ajudar sua empresa a progredir.
Sobre a Digitrix
Atuante no mercado de TI desde 2003, a Digitix tem foco total no cliente. A empresa conta com profissionais qualificados e aptos a realizarem atendimento em diversas frente de TI. Contudo, entre elas, destacam-se:
- Segurança da informação;
- Redes e servidores;
- Monitoramento 24×7;
- Cloud backup;
- Cloud computing;
- Suporte técnico geral.
Se ainda assim, você tem dúvidas sobre a necessidade ou vantagem de contar com o auxílio de uma empresa de TI, confira a seguir outros bons motivos.
10 razões para contratar uma empresa de TI
Mais cedo ou mais tarde, toda empresa chega a um ponto de inflexão: ter um departamento de TI interno ou contratar uma empresa de TI?
Esta pode ser uma decisão difícil. Afinal, as empresas querem garantir um alto nível de atendimento personalizado, bem como inovação e eficiência técnica. Contudo, isso deve ser feito sem gerar prejuízos financeiros. Portanto, a seguir você pode conferir 10 boas razões para contratar uma empresa de TI.
1. Concentre-se em suas principais competências. Ou seja, administre o seu negócio
Uma empresa de TI especializada pode assumir 100% do controle do seu ambiente de TI. Ou seja, você não precisará mais gastar seu precioso tempo combatendo incêndios de tecnologia. Tampouco orientando o departamento de TI a ter um foco estratégico nos objetivos de negócios. Afinal, a empresa de TI garante que suas necessidades de tecnologia serão atendidas e que a tecnologia impulsionará continuamente seus negócios.
2. Aumento no ROI com menor risco
Com uma empresa de TI, sua organização tem acesso à experiência coletiva de uma equipe de profissionais de TI com qualificações específicas e aprofundadas. Ou seja, com treinamento no setor e certificações atualizadas. Além disso, vários recursos dedicados com experiência técnica superior ficam disponíveis para você. E eles podem gerar soluções usando as melhores práticas do setor.
Estando na vanguarda da política de tecnologia, os provedores de serviços especializados também fornecem notificações antecipadas de conformidade regulatória do governo. Por exemplo, as organizações que exigem um especialista em VMWare podem exigir apenas o especialista por vinte horas por ano. Entretanto, esses indivíduos são caros para contratar internamente e podem ser difíceis de localizar. Já com uma empresa de TI, você terá acesso ao especialista necessário sempre que necessário. E, dependendo da situação, ele poderá ser incluído no custo do serviço mensal que você já paga.
3. Estratégia de TI personalizada para objetivos de negócios e crescimento
Uma empresa de TI consegue analisar seus negócios de forma objetiva. Quais são seus objetivos de negócios? Como a tecnologia deve servir ao seu negócio? Quais soluções fornecem a maior produtividade com o menor custo em um prazo fixo?
Portanto, a utilização de uma empresa de TI não deve ser uma abordagem de mera correção a falhas tecnológicas. Ou seja, seu único objetivo não pode ser consertar uma impressora ou reiniciar um computador. Pelo contrário. O relacionamento deve envolver o uso estratégico da TI para atingir as metas de negócios e garantir e aumentar a produtividade.
4. Acesso a uma variedade de serviços de TI
Sendo especialista, a empresa de TI entende o que os clientes precisam. Portanto, desenvolvem os serviços de TI necessários para atender a essas necessidades.
5. Inovação tecnológica
Você garante inovação tecnológica ao trabalhar com uma empresa de TI. Afinal, o foco da empresa de TI é ser o especialista em tecnologia líder no mercado. Ou seja, seus técnicos cercam-se de informações de ponta regularmente. Então, os clientes se beneficiam ao contarem com as mais recentes e melhores tecnologias implementadas. Além disso, a contratante não precisa pagar pelo treinamento de seus próprios funcionários internamente para esse fim.
6. Reduzir e controlar custos operacionais
Ter um técnico em tempo integral na equipe ou um departamento de TI interno inteiro tem custos significativos. Afinal, manter um funcionário de TI empregado inclui:
- Salário;
- Benefícios;
- Treinamentos;
- Ausência e cobertura de férias;
- Contratação contínua devido à rotatividade.
No entanto, com uma empresa de TI, o serviço é consistentemente fornecido sem os custos adicionais associados à manutenção do pessoal-chave.
7. Gasto mensal previsível
Orçamentos são negociados com a empresa de TI e custos adicionais são discutidos antes da implementação. Portanto, os custos de TI são estáveis e podem ser facilmente rastreados e compreendidos.
8. Documentação detalhada de sua atual rede de infraestrutura de TI
É importante ter um inventário de infraestrutura para garantir que o hardware e o software estejam atendendo a empresa de maneira ideal. Afinal, com a tecnologia desatualizada a produtividade diminui e as vulnerabilidades de segurança aumentam. Portanto, documentar sua infraestrutura garante que sua experiência em TI seja otimizada para o negócio e continue melhorando ao longo dos anos.
9. Relacionamentos com fornecedores
Seu negócio se beneficia dos relacionamentos que a empresa de TI constrói junto aos fornecedores de software e hardware. Afinal, serviços de compras permitem que as opções de compra e locação em lote o liberem da diligência devida e do exercício demorado de terceirização dos melhores fornecedores.
Além disso, esses relacionamentos estabelecidos garantem que você receba o melhor valor que o mercado oferece. Afinal, você está aproveitando o poder de compra que o provedor de serviços de TI já estabeleceu com o fabricante.
10. Prestação de contas
Os SLAs (Service Level Agreement, contratos de nível de serviço) garantem a responsabilidade quando o comprometimento com a excelência do serviço é definido e aplicado. Ou seja, especialistas técnicos no local e nos bastidores garantem que um determinado nível de experiência em tecnologia seja entregue. Se isso for violado, fica claro que uma obrigação contratual foi quebrada, acarretando medidas apropriadas.
Contratar uma empresa de TI ou construir um departamento de TI interno?
A escolha de seguir em frente com um departamento de TI interno ou com uma empresa de TI é uma decisão importante a ser enfrentada. Portanto, é fundamental olhar para o cenário tecnológico. Ou seja:
- Ataques de segurança cibernética em ascensão;
- Tecnologias cada vez mais complexas;
- Empresas se tornando digitais.
Afinal, somente assim é possível notar que um sólido parceiro de tecnologia é um aspecto fundamental para as empresas. Dessa forma, é importante assegurar que suas necessidades de tecnologia sejam consideradas e que a conquista de suas metas de negócios esteja na vanguarda de seu relacionamento com a empresa de TI que escolher.
Qual é o segredo para a contratação de uma empresa de TI?
Se você já tem um provedor de TI, mas vive em guerra com ele, talvez seja hora de trocar. Contudo, geralmente, os gestores se perguntam se vale a pena a dor de cabeça de trocar de empresa de TI. Afinal, isso demanda tempo, planejamento e vários outros aspectos.
Contudo, se abrir chamados repetidos se tornou rotina, ou se você já fica triste em ter de falar com um técnico de TI, a hora chegou. Portanto, comece a pesquisar empresas de TI que atendam às suas necessidades reais. Ou seja, que adapte seus serviços e taxas à sua necessidade.
Durante essa pesquisa, é importante considerar se:
- A empresa de TI é realmente consolidada no mercado?
- Quais são os clientes que ela atende?
- Esse provedor de TI tem boas referências?
- Como posso confiar numa empresa de TI?
- Será que eles cumprem com o que prometem?
Estas são algumas perguntar que normalmente surgem antes de contratar uma empresa de TI.
O segredo
O segredo não é um segredo de verdade. Afinal, basta responder a essas perguntas que se fez. Tomemos como exemplo a Digitrix.
A Digitrix é uma empresa com mais de 15 anos de experiência. Ou seja, é uma empresa consolidada no mercado.
Mais de 200 clientes foram atendidos pela Digitrix ao longo desse tempo. Estes atuam nos mais diversos segmentos PMEs. Você pode conferir alguns na lista de clientes satisfeitos da Digitrix aqui.
O atendimento da Digitrix é feito através de uma metodologia própria consolidada. Portanto, essa empresa de TI conta com depoimentos da maioria de seus clientes garantindo a qualidade do atendimento.
Em relação à confiança, a Digitrix comprova sua transparência e seriedade logo no início do nosso contrato. Afinal, é quando realiza uma verdadeira imersão no ambiente de TI do novo cliente. Afinal, seu interesse é conhecer toda sua infraestrutura e, de cara, resolver todas as suas dores.
Ela o faz por meio da seguinte metodologia de trabalho:
Resumindo, a Digitrix faz um diagnóstico para identificar como está a sua TI. Então, avalia o que está bom, resolvemos o que está ruim e cria um projeto para o que é possível melhorar. Tudo isso sem custo. Ou seja, a Digitrix conta com as melhores condições custo-benefício do mercado.
Perfil Digitrix
A expertise da Digitrix permite fornecer atendimento técnico local com escalas flexíveis definidas pelo cliente. Estas incluem:
- Atendimento por demanda;
- Disponibilização de equipes com 1 técnico local e retaguarda especializada;
- Equipes completas de profissionais qualificados para assumir parte ou toda a operação de TI.
Colaboradores
O trabalho executado pela equipe da Digitrix é primoroso. Afinal, essa empresa de TI se preocupa com seus funcionários. A contratação dos analistas é CLT Full, o que reduz o turnover e aumenta a confiança.
Soluções
Como a empresa de TI completa que é, a Digitrix tem soluções voltadas para todos os setores de PMEs. Todas compreendem modelos flexíveis com início rápido e transição sem dor.
Confira a seguir:
Para saber mais sobre os serviços da Digitrix, entre em contato pelo (11) 4270-0070 ou clique aqui.
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