De acordo com o Gartner, uma consultoria em TI é uma empresa que “ajuda seus clientes a avaliar diferentes estratégias de tecnologia e, ao fazê-lo, alinhá-las com suas estratégias de negócios ou com seus processos”, prestando “serviços para apoiar as iniciativas de TI fornecendo planejamento operacional e implementação estratégica”.
Em outras palavras, uma consultoria em TI pode ser descrita como um serviço de fornecimento de conhecimentos, competências profissionais e aconselhamento especializado à gestão da tecnologia da informação. Portanto, um serviço voltado para melhorar o desempenho do departamento de TI como um todo ou em algum aspecto específico.
Geralmente, a atuação de uma consultoria em TI acontece nos aspectos altamente especializados e em projetos temporários do departamento. Logo, a contratação do serviço de consultoria é justificada por evitar que sejam contratados profissionais fixos para a realização de um projeto específico. Isso não significa que as consultorias também não sejam contratadas para prestar suporte permanente aos gestores de um escritório de advocacia, por exemplo, especialmente quando eles não dispõem de recursos (pessoas, tempo ou ferramentas) para realizar serviços específicos.
4 provas de que uma consultoria em TI pode salvar o seu escritório de advocacia
Para entender como uma boa consultoria em TI pode ser decisiva para seu escritório, veja, a seguir, quais são os principais benefícios desse serviço:
1. Uma consultoria em TI ajuda a reduzir custos
Além de auxiliar na melhoria do departamento de TI e também na implementação de processos e ferramentas tecnológicas com sua expertise e boas práticas já testada e aprovadas, os profissionais de uma consultoria em TI já vêm treinados. Eles estão preparados tecnicamente para a realização do projeto, o que diminui muito os custos com contratação, treinamento e capacitação de pessoas.
2. Proporciona aumento da produtividade
O dia a dia frenético de uma operação acaba por dificultar o surgimento de ideias inovadoras e até pode dar volume a alguns vícios estratégicos que diminuem a produtividade do negócio. Isso também acontece no departamento de TI.
Ao contratar uma consultoria em TI, você trará inteligência produtiva para sua rotina, uma vez que os consultores têm larga experiência em projetos de outras empresas, são certificados e estão em constante atualização de seus conhecimentos — afinal, a consultoria quer que os resultados sejam palpáveis, então está sempre evoluindo. O que demoraria anos para ser percebido ou colocado em prática pode muito bem ser conseguido em um curto espaço de tempo.
3. Eleva o valor do negócio
Quando a operação de tecnologia do seu escritório é oxigenada com ideias, metodologias e práticas novas, ela se torna mais produtiva, abre caminho para a inovação e se torna mais estratégica. Isso tudo, em médio e longo prazos, pode elevar o valor do negócio.
Imagine: se para desenvolver um novo serviço era preciso contratar cinco novos funcionários e eles podem ser substituídos por um sistema específico para isso, há uma significativa diminuição de custos e esta economia gera lucros para o escritório. Da mesma forma, ter tecnologia para fazer ações de marketing e comunicação, entre outras finalidades, pode elevar a reputação da marca, e assim por diante.
4. Melhora a competitividade
Uma consultoria em TI também pode fornecer inteligência competitiva, pois há o intercâmbio de ideias e práticas trazidas do mercado. Sem isso, fica muito mais difícil para a equipe interna de TI perceber as movimentações mercadológicas ou mesmo ter tempo para desenvolver projetos inovadores.
Não é a toa que os investimentos em TI não param de crescer — de acordo com a IDC, até o final de 2016 as empresas latino-americanas devem movimentar mais de 139 bilhões de dólares em computação em nuvem, mobilidade, Big Data e outras tecnologias digitais. As ferramentas e os serviços tecnológicos fazem com que os negócios deem um salto em competitividade, e é nisso que os empresários atualizados estão focando.