Suporte de TI: o que é e como funciona?

É evidente o quanto os avanços tecnológicos trouxeram inúmeras oportunidades e possibilidades para as empresas, principalmente na otimização de processos e no aumento da capacidade produtiva que, consequentemente, as ajudaram a se tornar mais competitivas no mercado.

Desde que estes recursos se tornaram imprescindíveis para as organizações, o apoio de uma equipe que de suporte de TI com profissionais devidamente especializados no setor se tornou essencial para que todo planejamento e investimento da área de tecnologia atenda perfeitamente, e sem prejuízos, os departamentos e necessidades do negócio.

Neste artigo, encontre mais informações sobre o conceito do suporte de TI e entenda como funciona. Aproveite a leitura!

O que é suporte de TI?

O suporte de TI é um conjunto de serviços de assistência fornecido para manter uma infraestrutura tecnológica. Basicamente, os profissionais responsáveis por esse tipo de atividade precisam garantir o pleno funcionamento de máquinas, equipamentos, ferramentas e sistemas de TI da empresa.

No entanto, além do desempenho das tecnologias, o suporte de TI também auxilia em diversas outras importantes atribuições da organização, de seus departamentos e do setor, como:

  • Implementação de processos;
  • Atendimento e cadastro de ordens de serviço;
  • Proteção e segurança de dados;
  • Pesquisa, cotação e instalação de novas soluções;
  • Realização de treinamentos e muito mais.

Mesmo as empresas menores precisam garantir que o mínimo de suporte seja realizado no quesito tecnologia. É comum que muitos negócios não tenham orçamento suficiente para manter uma equipe ou não disponha de uma grande infraestrutura para isso. Porém, atualmente existem alternativas acessíveis para que este não seja um dos motivos para manter sua empresa vulnerável, como os serviços terceirizados de suporte de TI.

A Digitrix, por exemplo, oferece um portfólio completo, com responsabilidade integral desde a análise das necessidades do parceiro até a gestão e mobilização de técnicos de TI especialistas até o local onde sua empresa precisará de suporte — o que também é conhecido como field service de TI ou serviço de campo.

Tipos de suporte de TI

Na prática, você poderá se deparar com diferentes atividades do suporte de TI. Na teoria, elas são denominadas pelos termos help desk e service desk, mas é comum que você ainda esbarre em outras nomenclaturas, como suporte de TI remoto, de campo e presencial.

O help desk possui um nível de atendimento mais inicial e cuida de chamados mais simples. Esse tipo de suporte tem foco em ferramentas ou plataformas mais elementares, como a resolução de problemas com softwares, acesso à internet, dispositivos e outros.

Por sua vez, o suporte de TI service desk envolve demandadas com maior nível de complexidade. Geralmente, essas atividades exigem um nível de conhecimento técnico maior e estão focadas na solução de problemas estratégicos, como mudança ou implementação de sistemas, manutenção da infraestrutura de TI, etc.

Como mencionamos, vale também lembrar que ambos os tipos de suporte podem contemplar atendimento remoto ou presencial. Frequentemente, o service desk estará atrelado ao suporte de TI presencial, justamente pelo nível de dificuldade dos chamados. Aqui, também podemos enquadrar o suporte de campo, que não deixa de ser presencial, já que temos uma pessoa especialista deslocada até o local de atendimento.

Com as soluções que temos à disposição atualmente, o help desk, por envolver ações de baixa complexidade, pode ser realizado à distância sem dificuldades. Uma das principais vantagens desse modelo é que se torna ais barato e prático resolver qualquer questão remotamente. No entanto, todo pedido sempre pode passar por alguma avaliação ou curadoria para que a equipe de TI entenda o esforço necessário para resolver o problema ou prestar ajuda.

Como garantir um bom suporte de TI?

Existem algumas decisões estratégicas que podem ser consideradas para garantir o melhor suporte de TI para o que sua empresa precisa. Você pode começar, por exemplo, realizando uma avaliação das principais necessidades da companhia, bem como de seus colaboradores e departamentos.

Ter uma visão 360º do que o seu negócio realmente precisa ajudará a poupar tempo e recursos, auxiliará na alocação dos esforços nas estratégias corretas. Dessa forma, será possível traçar uma rota e estruturar o melhor planejamento para um suporte de TI ideal para sua empresa.

Também é preciso fornecer os insumos e conhecimentos necessários para sua equipe. Por isso, ofereça treinamento e capacitação para auxiliar e renovar os conhecimentos dos seus profissionais de TI. Desse modo, as soluções do seu negócio estarão em constante evolução, junto com as mudanças tecnológicas apresentas pelo mercado.

Ainda, se a sua empresa não conta com uma grande infraestrutura ou um setor de TI para cuidar do suporte, você pode recorrer a terceirização do serviço. Além de contar com parceiros especialistas na área, é uma ótima alternativa para reduzir custos e garantir que todos os recursos da empresa estejam em total operação.

De modo geral, o suporte de TI é essencial para o bom funcionamento das empresas. Com as tecnologias cada vez mais integradas ao nosso dia a dia, qualquer problemática pode gerar grandes perdas. Por isso, não deixe de fornecer apenas o melhor para sua empresa.

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