Outsourcing de TI: o que é necessário para implementar?

Na maioria das vezes utilizar o outsourcing de TI pode ser vantajoso para a sua empresa e até mesmo uma medida necessária para que ela cresça e economize ainda mais.

Pensando nisso, a Digitrix preparou esse artigo para que você tire todas as suas dúvidas sobre como implementar o outsourcing de TI na sua empresa. Confira!

O que é outsourcing de TI?

O termo em inglês outsourcing pode ser traduzido para português como terceirização. Assim, é a prática que consiste na contratação de uma empresa terceirizada para prestar todo o serviço de tecnologia da informação da empresa. Isso é feito para otimizar vários processos dentro da corporação.

Com o outsourcing de TI, a empresa contratada é que irá prestar os serviços, fornecer soluções e trabalhar com toda a infraestrutura de TI. Nisso, podemos incluir o fornecimento de mão de obra especializada, desenvolvimento de ações estratégicas de inovação, gestão de projetos, manutenção e gerenciamento da infraestrutura, entre outros.

Como implementar o outsourcing de TI na sua empresa?

As empresas que optam pelo modelo de outsourcing de TI possuem uma vantagem competitiva no mercado excelente. Porém, vários aspectos precisam ser levados em consideração antes de se adotar esse modelo. A Digitrix preparou uma lista com os principais pontos.

Veja:

1 – Identifique os problemas na área de TI da sua empresa

O primeiro aspecto é ter em mente o que sua empresa precisa para crescer e para executar os serviços da melhor maneira possível em curto, médio e longo prazo. É preciso conhecer todos os processos da empresa para saber exatamente quais pontos precisam de atenção, o que vem sofrendo falhas constantes e prejudicando o desempenho como um todo.

2 – Avalie as empresas disponíveis no mercado

O próximo passo é avaliar as empresas que podem prestar esse serviço para a sua empresa. Busque uma empresa reconhecida no mercado e que possua boas referências de clientes. Veja se a empresa possui as certificações mais exigidas no mercado hoje e se ela garante padrões de performance elevados.

A Digitrix possui isso e muito mais. Ela conta com profissionais extremamente qualificados que garantem a excelência e a segurança dos seus dados e suas informações.

3 – Defina o SLA

Quais as responsabilidades da empresa contratada precisam ser identificadas em um Service Level Agreement (ou em português Acordo de Nível de Serviço)? Esse documento estabelece a relação comercial entre as empresas com normas, regras e indicadores que devem ser seguidos. As metas é que irão direcionar de que forma a empresa de outsourcing de TI vai trabalhar.

4 – Faça a gestão de mudança e avalie o desempenho

Tenha em mente que com a contratação da empresa muitos processos que eram costumeiros serão completamente alterados e todos os colaboradores podem sofrer com essas alterações. Assim, o período de transição deve ser encarado com naturalidade e o serviço deve ser avaliado constantemente.

Essas foram as dicas para a implantação do modelo de outsourcing de TI. A Digitrix pode ajudar a sua empresa a crescer e trabalhar a área de TI da melhor maneira possível. Entre em contato conosco agora mesmo que vamos te ajudar!

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