Segurança na nuvem: garanta a segurança dos arquivos do seu escritório

A computação em nuvem é uma inovação que, apesar de recente, já está presente na vida da maioria das pessoas que necessita armazenar arquivos e documentos de forma ágil, segura e econômica. Nos escritórios de advocacia essa realidade não é diferente, e a chamada nuvem para escritórios também já faz parte da rotina dos profissionais do ramo jurídico.

As vantagens para seus usuários são inúmeras, como a redução dos custos operacionais com a manutenção de arquivos, a praticidade de acessar documentos importantes e a fácil e rápida implantação.

A segurança na nuvem é uma questão que merece a sua atenção, já que a proteção a documentos sigilosos e a integridade dos arquivos devem ser prioridades na utilização dessa ferramenta. Para garantir a segurança na utilização dessa inovação, algumas medidas simples devem ser observadas. Elas podem ser essenciais na proteção dos dados em caso de invasão de um hacker ou pessoa não autorizada a acessar determinado documento. Confira a seguir quatro dicas de como garantir a segurança dos arquivos em seu escritório!

Busque informações sobre segurança na nuvem

Conhecer as vulnerabilidades do sistema de nuvem que você utiliza e as violações de segurança que podem ocorrer em seu escritório são o primeiro passo para se prevenir possíveis ataques. Procure ler sobre o assunto, compreender como ela funciona e planeje práticas de segurança para evitar os vazamentos indevidos de informações que acontecem dentro do próprio ambiente de trabalho.

Procure uma empresa reconhecida

Ao implantar a nuvem para escritórios, prefira empresas reconhecidas, que tenham um histórico de bons serviços prestados e possuam certificações na área de cloud computing. Para isso, entre em contato com outras companhias que já implantaram a computação em nuvem e busque informações na internet. Além disso, preocupe-se com sua política de acesso e preste atenção aos códigos para acesso a arquivos sigilosos.

Para manter a segurança na nuvem, é muito importante gerenciar os acessos dos grupos de usuários aos dados do seu escritório. Os perfis devem ser monitorados, principalmente os de colaboradores temporários, cujos acessos devem ser cancelados após o término do vínculo de trabalho.

Além disso, arquivos com maior grau de sigilo devem ser codificados um a um, de forma que apenas aqueles que possuem uma chave de segurança possam acessá-lo ou, ainda, que somente determinados computadores possam abrir o conteúdo. Tais ferramentas são de fácil inserção e podem ser providenciadas pelo próprio provedor da nuvem.

Zele pela integridade de seu computador

Muitas vezes, os computadores dos usuários que acessam a rede de dados podem se tornar a parte mais vulnerável no sistema de segurança na nuvem. Portanto, mantenha a assinatura de seu antivírus em dia e o firewall de sua máquina habilitado. Essas são barreiras de segurança que podem fazer a diferença na defesa de uma ameaça de invasão. Além disso, não utilize as mesmas senhas de acesso por muito tempo. Troque-as periodicamente e oriente os integrantes de sua equipe a fazerem o mesmo.

Ainda tem alguma dúvida sobre segurança na nuvem em seu escritório? Deixe um comentário em nosso post e compartilhe sua experiência!

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