Se analisarmos as empresas atuais, podemos perceber que os organogramas organizacionais mudaram muito nos últimos anos. Se, no passado, vigoravam as grandes e ramificadas estruturas internas, em que todos os departamentos necessários para a manutenção da empresa estavam presentes, hoje as organizações preferem optar por estruturas em rede, contando com parceiros ou empresas terceirizadas para realizar atividades não estratégicas. O motivo é simples: além de reduzirem custos e focarem mais na atividade-fim, podem contar com apoio altamente especializado.
E na área de TI não é muito diferente. Muitas empresas ainda contam com um departamento interno, mas se esquecem de que, além de onerosa, essa não é a melhor maneira para gerir essa área em um negócio. Não faz sentido uma empresa que tenha como negócio a prestação de serviços de marketing, por exemplo, contar com um departamento interno na área de TI, dividindo sua atenção entre uma atividade estratégica e outra de manutenção. Por isso, resolvemos abordar, nesse post, os 4 principais motivos para que você terceirize o TI da sua empresa. Confira a seguir!
Redução de custos
Esse é um dos principais motivos para terceirizar a área de TI, se ela não fizer parte do escopo de negócios da sua empresa. Ao contar com profissionais internos, a empresa gera uma série de custos dispensáveis, como despesas com salários, encargos trabalhistas, despesas demissionais (se for o caso), treinamentos, sem contar a própria estrutura interna para que esses profissionais possam operar. Quando implementa corretamente os sistemas para automatizar os processos da empresa, é possível economizar muito, pois tem-se uma empresa externa apenas para consultoria, implantação de serviços e manutenção.
Foco no planejamento e na atividade-fim
Outro grande motivo para contar com uma empresa para prestar serviços na área de TI é que a gestão do negócio terá mais foco em sua atividade-fim e no planejamento estratégico. Hoje, a área de TI está cada vez mais complexa, exigindo uma atenção muito grande por parte dos profissionais da área. A empresa não pode dispender energia nessa área, precisa focar em conseguir ampliar sua produtividade e suas margens de lucros. Nada mais sensato do que deixar uma empresa cuidar de assuntos não estratégicos.
Apoio especializado
É importante contar com profissionais que realmente conhecem do assunto e podem oferecer novas alternativas para a empresa. Dessa forma, é possível ganhar em competitividade, além de aumentar a segurança e a confiabilidade dos dados da empresa. A ideia é deixar que uma empresa realmente envolvida com as inovações na área possa trabalhar para trazer todas as melhorias necessárias para ter um bom desempenho.
Personalização na prestação de serviços
Por fim, é importante lembrarmos que, atualmente, existe uma série de empresas que prestam serviços especializados para as mais diversas áreas, com softwares especializados ou análises precisas sobre a necessidades do negócio. A Digitrix, por exemplo, é focada em apoiar o segmento jurídico em relação à sua operação e estratégia. Dessa forma, a empresa pode contar com uma estrutura precisa para a sua área.
Está pronto para terceirizar a área de TI da sua empresa?